30 de jul. de 2008

Viaja Mais integra lista de melhores práticas ibero-americanas de turismo social

Nove países ibero-americanos integram o “Manual de Buenas Prácticas de Gestión del Turismo Social”, publicação que acaba de ser lançada em Salinitas (El Salvador) pela Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), durante a VIII Conferência Iberoamericana de Ministros de Turismo. O livro apresenta um grupo de experiências exemplares que podem servir como modelo para o desenvolvimento do turismo social em países ibero-americanos, entre as quais aparece o programa brasileiro “Viaja Mais Melhor Idade”, do Ministério do Turismo.

“A coletânea prova que a atividade turística pode ser utilizada também como fator de inclusão social, proposta que está no cerne do Plano Nacional de Turismo”, ressalta Diogo Demarco, Diretor do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur e representante do MTur no evento. A descrição sobre o Viaja Mais apresenta a origem da iniciativa e o modo como se deram os processos de planejamento, gestão, promoção e comercialização do programa.

O manual é uma resposta ao compromisso da SEGIB em orientar políticas públicas e estratégias de desenvolvimento da região iberoamericana. De acordo com o Secretário Geral Iberoamericano, Enrique Iglesias, “o turismo social interessa aos responsáveis pelas políticas públicas porque chama atenção às multidões vulneráveis da sociedade: a terceira idade, os jovens, grupos com necessidades especiais e setores com baixos investimentos”. O encontro teve a participação de delegações de 20 países.

Apresentando o Brasil

A Conferência é uma prévia da XVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo marcada para outubro, sob o tema “Juventude, Turismo e Desenvolvimento”. Nas reuniões setoriais que precedem a Cúpula, cada país leva o seu plano de discussão para o assunto, aborda problemas e apresenta projetos. O representante do Ministério do Turismo do Brasil falou sobre "Iniciativas brasileiras para a inserção de jovens no turismo", onde citou programas do governo federal e ações do MTur (ProJovem e ProUni; Trilha Jovem e Caminhos do Futuro), além de abordar o Turismo como ampla porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho.

 

Fonte: Ministério do Turismo

15 de jul. de 2008

Cresce o número de europeus que visita Foz do Iguaçu

Argentinos, espanhóis e norte-americanos estão no topo da lista de visitantes internacionais no Parque Nacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, que recebeu 285.782 turistas estrangeiros entre janeiro e julho deste ano. Os dados, divulgados pela Embratur, mostram que o incremento foi de 6,3% .

A Holanda, no entanto, foi o país que mais cresceu proporcionalmente no envio de turistas para Foz do Iguaçu: 18,9%, seguida por Inglaterra (17,5%) e Espanha (16,5%). E não é por menos, se forem considerados apenas os turistas europeus o aumento foi bem maior do que a média: 9,4% em relação ao primeiro semestre de 2007.

“A entrada de turistas estrangeiros no Parque Nacional de Foz do Iguaçu, um dos principais cartões-postais do Brasil no exterior e o segundo destino mais visitado a lazer pelos turistas estrangeiros, serve como um termômetro para o restante do Brasil” explica a presidente da Embratur Jeanine Pires. “Por isso, ficamos satisfeitos com os resultados deste primeiro semestre”.

Foz do Iguaçu é um dos destinos retratados na campanha publicitária promovida pela Embratur que está no ar nos Estados Unidos. São anúncios veiculados em mobiliários de mídia externa, como painéis em aeroportos, metrô, paradas de ônibus e outdoors, e na mídia impressa, como revistas focadas em viagens e interesse geral.

Patrimônio da Humanidade

Patrimônio da Mundial Natural da Humanidade desde 1986, o Parque Nacional de Foz de Iguaçu constitui-se numa das maiores reservas florestais da América do Sul. O conjunto de quedas d’água tem formação geológica com data aproximada de 150 milhões de anos. Durante a alta temporada, o Parque Nacional chega a receber cerca de 9.500 visitantes diariamente.

Principais países emissores de turistas para Foz do Iguaçu (jan a jun/2008)
Argentina - 81.718
Espanha - 19.892
Estados Unidos - 19.168
Paraguai - 17.170
Alemanha - 13.952
França - 13.790
Inglaterra - 13.426
Chile - 11.819
Japão - 8.761
Itália - 7.887

 

Por:
Ass. de Comunicação do Ministério do Turismo - ASCOM
Ass. de Comunicação da Embratur - ASCOM