Para celebrar esses dez anos dedicados ao crescimento da cena indie, o MADA programou uma série de eventos para discutir mercado, produção musical e o que mudou nestes dez anos de transformações no cenário musical.
Na primeira quinzena de maio, a tradicional data de realização do MADA, entram dois eventos de peso para sacudir a cena musical e da sétima arte: a seletiva “Radar Indie”, que vai reunir as bandas candidatas a subir no palco da décima edição, numa seletiva que terá júri formado por jornalistas, críticos, produtores e músicos. E o consagrado ‘Curta Natal’, que a partir desta edição passa a exibir e selecionar longas metragens
Nos dias 5 e 6 de agosto – na semana da 10ª edição do MADA - Natal vai receber o seminário “Música e Mercado na primeira década do século 21”, que vai discutir o mercado fonográfico e musical na última década. Participam do evento jornalistas, produtores musicais, patrocinadores, sites de música e gravadoras.
E de 7 a 9 de agosto começa a rolar o som na Arena do Imirá, com 30 bandas em três noites, um espaço de tendências contemporâneas com djs, bandas de eletro rock e a nova MPB, e a promessa de uma seleção das melhores bandas e artistas que passaram no MADA desde os primórdios na Rua Chile até a chegada na Arena. “Vamos apostar na diversidade sonora, por que a cena brasileira está em constante transformação. Artistas de estilos diferentes estão se reunindo para fazer algo novo. Este perfil também será observado no Mada – 10 anos”, disse o realizador Jomardo Jomas. Um documentário e um livro-retrospectiva também estão no calendário deste ano. O MADA é um dos mais respeitados festivais de música do Brasil e sua realização ganhou ainda mais amplitude e estrutura graças ao patrocínio da Lei estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura a partir do ano de 2002.